Aprendizes de técnica de palco trabalham em conjunto com aprendizes de cenografia e figurino, em uma proposta de instalação que será apresentada amanhã (16/10) com a participação dos aprendizes de iluminação.
Demos inicio ao encontro vendo algumas referências que o grupo de sonoplastia trouxe e logo em seguida fizemos alguns exercicios‚ trabalhando principalmente o coro. Depois dos exercícios nós discutimos um pouco sobre o que foi trabalhado e retomamos a discussão sobre o conceito e sobre o que este texto pode querer dizer hoje. Sentimos a necessidade de nivelar no grupo o conhecimento sobre o momento histórico da Grécia na época em que o texto As rãs foi escrito. E foi proposto aos dramaturgos que eles trouxessem ao grupo uma "aula" sobre este período.
No período da tarde‚ fizemos mais alguns exercícios‚ e os atores já nos trouxeram algumas improvisações bastante interessantes. Na sequência eles se juntaram para propor algumas cenas que também tiveram alguns improvisos. Estas mesmas cenas foram trabalhadas sem fala‚ o que já resultou em cenas bem diferentes com uma expressão corporal muito mais forte.
Após assistir a estas cenas‚ o grupo se juntou novamente para discutir o que foi visto e para falar sobre quais elementos utilizados pelos atores estavam alinhados com o que os outros participantes do grupo haviam apresentado até então.
Na primeira parte tivemos uma apresentação dos Iluminadores‚ que levaram ao grupo‚ primeiramente‚ as dificuldades de encontrar um lugar para apresentarmos nosso texto‚ não só as dificuldades técnicas mas também as dificuldades conceituais‚ como arrumar um espaço que tenha a estrutura necessária e consiga dialogar com o texto agregando valor‚ em seguida eles nos apresentaram alguns dos espaços que visitaram.
Na sequencia‚ nós de cenografia e figurino apresentamos uma proposta conceitual‚ algumas pranchas de referência de estilo e apresentamos alguns espaços (que estão além dos limites da escola‚ mas como uma proposta de lugar ideal‚ para que pudéssemos buscar algo o mais semelhante possível‚ dentro do Brás).
Na segunda parte da aula‚ discutimos um pouco este conceito e combinamos de trocar e-mails com o cronograma ideal de cada um dos grupos de trabalho. No final do encontro‚ cenografos‚ iluminadores e técnicos de palco discutiram este cronograma juntos‚ visto que o trabalho destas três áreas esta interligado.
Fizemos a leitura do texto na primeira parte do encontro e na segunda nós discutimos um pouco sobre o texto e suas características. Sobre a função do coro no teatro grego‚ e a função do coro nesta peça‚ sobre mitologia - o que é este inferno de Hades? Quem é cada personagem na mitologia‚ o que este texto quis dizer na época e o que ele pode querer dizer agora. E falamos um pouco sobre qual espaço poderíamos pegar dentro dos limites colocados pela escola.
No nosso curtíssimo primeiro encontro‚ tivemos tempo apenas para nos conhecer e para conhecer exatamente a proposta da escola.
Os dramaturgos e os atores de Humor falaram rapidamente sobre o que eles haviam discutido nos encontros anteriores e demos inicio assim ao experimento amarelo‚ As rãs.
Este é o blog oficial das Pererecas.
Mais conhecidos como Grupo 4 do experimento, módulo amarelo.
Aqui postaremos sobre o nosso processo de trabalho durante este semestre na SP Escola de Teatro.